segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Caravana Estudantil: A Juventude do Maranhão pede Passagem acontece em Imperatriz

Abertura da Caravana no CE Graça Aranha
O Governo do Maranhão promoveu em Imperatriz, nos dia 01 e 02 de Dezembro, a Caravana Estudantil: “A Juventude do Maranhão pede Passagem”, que foi lançada em São Luís no dia 05 de outubro e durante dois meses percorreu diversos municípios maranhenses, visando alcançar todos os estudantes de Ensino Médio matriculados na Rede Estadual, com a realização de oficinas, palestras, rodas de conversa que envolvem cultura, gênero e diversidade, grêmio estudantil, esportes educacionais, saúde e cidadania, grafite, dança de rua, entre outras atividades, para a formação dos alunos, como atores principais na construção de uma sociedade mais justa com a participação de todos.
Abertura da Caravana Estudantil no CE Nascimento de Moraes
O CE Nascimento de Moraes e o CE Graça Aranha, foram as escolas escolhidas como sede e que receberam os alunos dos demais Centros de Ensino, para participarem também da Caravana Estudantil. Durante a programação, aconteceu também uma ação da Secretaria Estadual de Saúde, que disponibilizou uma equipe para vacinação dos estudantes presentes ao evento, contra Febre Amarela, DTs (Influenza), Difteria/Tétano, Hepatite B e HPV (para meninas de 09 a 14 anos).
Vacinação de estudantes durante o evento
A gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Evangelista de Santana, esteve presente na abertura da Caravana Estudantil e destacou a importância de atividades como esta para a melhoria da educação no Estado: “Eu nunca tinha visto até hoje nenhum governo se aproximar tanto da juventude quanto o Governo Flávio Dino. Nenhum outro governo preocupado tanto com a participação destes jovens, no objetivo de construir uma educação que atenda também aos anseios dos estudantes”, explica a gestora Regional.
Para a coordenadora Pedagógica da UREI, professora Aurenir Terto, é muito importante estas discussões com a juventude e destacou seu contentamento com a Oficina de Grêmios: “Estamos com um grupo de trabalho sobre Grêmio Estudantil, na Unidade Regional de Educação de Imperatriz, com objetivo de implementar essa discussão nas escolas, porque acreditamos que uma gestão efetivamente democrática se faz com a força representativa da participação dos estudantes e da comunidade escolar”, destaca ela.
A Arte do Grafite foi uma das atividades realizadas
Dos corredores às salas de aula, das quadras esportivas, aos pátios e muros da escola, muita movimentação era possível se ver, com destaque para o envolvimento dos jovens em tudo o que foi proposto durante a Caravana: da seriedade de uma discussão, à produção musical e de dança, pintura, construção de cartazes, onde tudo foi socializado ao final. Os estudantes puderam nesses dois dias ter uma escola diferente, onde o protagonismo juvenil foi vivenciado de uma forma intensa, deixando a escola com uma nova cara, com um fôlego novo.
A professor Anne Benevides, supervisora de Políticas Educacionais para a Juventude na Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e coordenadora da Caravana Estudantil, explica que esta ação visa dialogar com a juventude em todas as escolas. “O nosso grande objetivo é construir cada vez mais uma gestão democrática e para isso necessitamos da opinião e do olhar do estudante maranhense, como ele quer a escola, como ele sonha o Maranhão. A gente vê um novo fôlego para o Estado com estes jovens, porque trazem novas ideias, conquistam mentes e corações com tanta pureza e com tanta garra”, finaliza ela.
Subsecretário de Educação, Danilo Moreira, a técnica da UREI, Giseuda Costa,
e um dos integrantes da Caravana Estudantil
O subsecretário de Educação do Maranhão, Danilo Moreira, acompanhou de perto a passagem da Caravana por Imperatriz, onde dialogou com os estudantes: “Esta ação da Secretaria da Juventude e da Secretaria de Educação do Maranhão só tem sentido com a participação dos jovens estudantes”, explica ele. “É interessante observar que as gerações vão se sucedendo e seguem com a mesma motivação, querendo escolas melhores, uma cidade, Estado e um país melhores. Mas querer só não basta. É preciso a participação efetiva da juventude para que as mudanças realmente aconteçam. O Governo Flávio Dino é pautado na democracia, onde a Caravana da Juventude, as Eleições de Gestores Escolares, o estímulo à criação de Grêmios nas escolas estão entre as ações que garantem a participação de todos, principalmente dos jovens estudantes, que passam a ter vez e voz”, conclui o subsecretário de Educação.
Uma pesquisa também foi realizada durante a programação da Caravana, com o objetivo de formular um perfil dos estudantes da Rede Pública de Ensino no Maranhão e também a criação de um banco de dados. O questionário contemplou perguntas referentes à condição social, econômica, cultural, educacional e política dos estudantes. Através da pesquisa será possível estabelecer uma investigação nas relações estabelecidas entre a cultura escolar, as culturas juvenis e as vivências no espaço da escola.
“Foi um momento ímpar ver a juventude de Imperatriz fazendo história, se permitindo participar ativamente desse grandioso momento. Parabéns à Caravana Estudantil, ao CE Nascimento de Moraes e ao CE Graça Aranha, que tão bem acolheu a proposta, às escolas participantes e aos estudantes que se fizeram presentes”, agradece a técnica pedagógica da UREI, professora Giseuda Pereira da Costa, responsável pela organização do evento em Imperatriz. “A Caravana Estudantil trouxe ânimo novo para as escolas, visando o fortalecimento da Gestão Democrática e da implementação dos Grêmios Estudantis”, finaliza a professora.

Texto/fotos: Cida Marconcine

Nenhum comentário:

Postar um comentário