segunda-feira, 24 de outubro de 2016

I Mostra Científica das Escolas da Educação Básica de Imperatriz se destaca na programação da SNCT 2016

 
I Mostra Científica das Escolas da Educação Básica de Imperatriz (MOCIEBI)
aconteceu durante a SNCT 2016
A Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), através do Núcleo de Pesquisa (NUPUREI), organizou a I Mostra Científica das Escolas da Educação Básica de Imperatriz (MOCIEBI), que aconteceu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – “Ciência alimentando o Brasil” (SNCT 2016), que pela primeira vez aconteceu em Imperatriz, no período de 19 a 22 de outubro.
A “Cidade da Ciência” abriu suas portas na quarta (19) em cerimônia que contou com a presença do governador Flávio Dino, do secretário de Educação Felipe Camarão, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação Jhonatan Almada, e do diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, entre outras autoridades. Este evento científico é organizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). A solenidade de abertura foi marcada pela entrega de troféus e medalhas aos vencedores dos prêmios Mais IDH para Ciência, Tecnologia e Inovação, Construindo a Igualdade de Gênero e do Concurso Renato Archer.

Alunas pesquisadoras do CE Dorgival Pinheiro de Sousa, Denise Bezerra da Silva e
Laiane de Arruda Silva, durante Mostra Científica
Aluna pesquisadora do CE Caminho do Futuro, Vanieli de Oliveira Costa, ao lado do
professor orientador Carlos Magno Marques Cardoso, durante Mostra Científica
“Esta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com certeza cumpriu com sua finalidade maior: a inclusão social através da ciência. A minha gratidão particular ao Governo do Estado, Fapema e a SECTI, que oportunizaram esta experiência magnífica, que fará toda a diferença na formação de nossos jovens estudantes. Meus agradecimentos também ao envolvimento da competente equipe da UREI e da Gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Evangelista de Santana, pelo apoio irrestrito à MOCIEBI”, destaca o coordenador do Núcleo de Pesquisa (NUPUREI), Prof. Dr. Jailson Macedo de Sousa.
Premiação das instituições parceiras: Diretor-presidente da FAPEMA, Alex Oliveira;  secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Jhonatan Almada; professora Socorro Bezerra (SEMED), acompanhados do coordenador do NUPUREI, Prof. Dr. Jailson Macedo, da gestora Regional
de Educação de Imperatriz , Profª Orleane Santana, e do Sr. Elinaldo (SECTI)

Ao término da Mostra, houve entrega de certificados aos participantes e placas de Amigos da Ciência para as instituições parcerias:  Colégio Santa Luzia, Escola Santa Teresinha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e a Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) A Solenidade de premiação da I MOCIEBI está programada para acontecer no dia 03/11, às 16 horas, no auditório da UREI (Centro).
“Gostaria de agradecer a todos da equipe da Unidade Regional de Educação de Imperatriz que contribuíram para a organização e realização desta Mostra Científica. A partir da experiência realizada aqui, vamos na edição do ano que vem abrir inscrições também para uma mostra específica da Educação Básica, porque temos clareza da importância da iniciação científica já nos primeiros anos de escolaridade. Gostaria então de parabenizar a equipe da URE de Imperatriz pelo pioneirismo deste trabalho, pela qualidade e o empenho na realização deste evento, que foi a Mostra Científica da Educação Básica”, declarou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, durante a homenagem recebida.
“Parabéns aos projetos que abrilhantaram este evento. É muito bonito ver jovens, adolescentes aprendendo através da pesquisa. Buscando o conhecimento desta forma. Até porque está provado que aprender pesquisando é a forma mais eficaz de aprendizagem que existe. Aproveito também para parabenizar os professores orientadores dos projetos e ao Setor Pedagógico da UREI pela organização desta Mostra Científica, e a parceria da SEMED e demais instituições nessa organização, principalmente ao Governo do Estado, através da SECTI, pela promoção da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, agradece a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Evangelista de Santana.
Participaram da I Mostra Científica das Escolas de Educação Básica de Imperatriz, um total de 16 Centros de Ensino (vinculados à UREI), 15 Escolas Municipais (vinculadas à SEMED), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Escola Santa Teresinha e Colégio Santa Luzia.
 Texto/Fotos: Cida Marconcine

Nenhum comentário:

Postar um comentário