segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Aluno da Rede Pública Estadual participa em Brasília do PJB 2016

Aluno Jailson Soares da Silva (CE Nova Vitória/UREI)  participa do PJB 2016
Câmara dos Deputados, em Brasília - Foto: Divulgação

De 26 a 30/09, em Brasília (DF), 78 jovens brasileiros participaram da jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, com uma vasta programação dentro do projeto Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Do Maranhão, três estudantes foram selecionados para o PJB 2016: Arão Mota (Ifma), Victor Choucino (Colégio Adventista São Luís) e Jailson Soares da Silva (CE Nova Vitória/ Unidade Regional de Educação de Imperatriz - UREI). O PJB possibilita aos estudantes a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar, com diplomação, posse e exercício do mandato. "O programa também visa estimular nas escolas a discussão de temas como política, cidadania e participação popular”, relata a coordenadora Estadual do PJB, Rose Carvalho.  
O trabalho das Comissões e Sessão Plenária do Parlamento Jovem Brasileiro foram transmitidos via internet, onde foi possível acompanhar a atuação dos jovens deputados e as discussões da 13ª edição do PJB. Os internautas puderam fazer perguntar, comentários e sugestões pelo chat. Antes disso, os jovens parlamentares tomaram posse no plenário da Câmara dos Deputados, participaram de sessão solene os deputados Lobbe Neto e Izalci Lucas, e até puderam conhecer os principais pontos turísticos de Brasília. O aluno da Rede Pública Estadual, Jailson Soares da Silva (3ª Série/Ensino Médio/CE Nova Vitória/UREI), defendeu sua proposição "que dispõe sobre a obrigatoriedade da gratuidade e isenção do transporte público para acompanhante de paciente com doenças renais crônicas”.
O Estado do Maranhão foi muito bem representado no PJB 2016 - Foto: Divulgação
“O Parlamento Jovem Brasileiro 2016 é um concurso que dá a oportunidade a nossos estudantes se tornarem um deputado jovem e representarem seu estado em Brasília. Os três jovens maranhenses aprovados conheceram as principais funções do Poder Legislativo e aprenderam noções básicas de como analisar uma proposição legislativa e  emitir um parecer sobre a proposição apresentada por colegas”, explica a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª, Orleane Evangelista de Santana. “Foi uma experiência grandiosa que o aluno Jailson Soares da Silva nunca irá esquecer, principalmente porque representou muito bem as escolas públicas estaduais do Maranhão. Parabéns ao estudante Jailson Soares, ao professor orientador Jeová Pereira da Silva, ao CE Nova Vitória, na pessoa da gestora Francisca Célia Chaves Sá Rocha, e à SEDUC, na pessoa do Secretário Felipe Camarão, que através do Governo do Estado possibilitou a ida a Brasília desses três jovens, concretizando esse grande sonho”, finaliza a gestora da UREI.
Família, colegas e professores recepcionam Jailson Soares no aeroporto -  Foto: Divulgação
O retorno do aluno a Imperatriz foi marcado por muita festa por parte dos colegas de sala, professores e familiares. “Com muito carinho preparamos uma calorosa acolhida ao nosso parlamentar jovem, que teve uma excelente atuação em Brasília. Por isso, estamos em festa e vamos celebrar este importante momento, para o Centro de Ensino Nova Vitória, através do aluno Jailson Soares, que descortina seus sonhos e se lança a um novo aprendizado”, afirma a gestora escolar do CE Nova Vitória, professora Francisca Célia Chaves Sá Rocha

Texto: Cida Marconcine

Nenhum comentário:

Postar um comentário