quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Aluno da Rede Pública Estadual é classificado para o Parlamento Jovem 2016

Texto/fotos: Cida Marconcine

Gestora da UREI, profª Orleane Santada, ao lado do aluno Jailson Soares e
de sua mãe Maria Zelma Soares Silva
Na semana passada saiu o resultado do processo seletivo do Parlamento Jovem Brasileiro 2016, com a relação dos nomes dos representantes de cada Estado. Ao todo 78 estudantes irão participar da Jornada de Simulação no Parlamento em Brasília. No Maranhão, foram pré-selecionados 12 projetos de lei, elaborados pelos estudantes participantes. Destes, foram escolhidos apenas três, que irão representar a juventude do Estado do Maranhão no Programa Parlamento Jovem Brasileiro, número proporcional aos 18 deputados Federais da bancada maranhense. Dentre os alunos escolhidos, apenas um pertence à Rede Pública Estadual: Jailson Soares da Silva, aluno da 3ª Série do Ensino Médio, do Centro de Ensino Nova Vitória, pertencente à Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), com o Projeto de Lei "que dispõe sobre a obrigatoriedade da gratuidade e isenção do transporte público para acompanhante de paciente com doenças renais crônicas", tendo como orientador o professor Jeová Pereira da Silva. O programa Parlamento Jovem Brasileiro 2016, na URE de Imperatriz, foi coordenado pela supervisora escolar, professora Aurenir Terto, que mobilizou e divulgou o PJB 2016 nos Centros de Ensino desta Regional de Educação.
No último dia 22 de agosto, a escola recebeu o deputado Estadual, professor Marco Aurélio e a diretora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Santana, que foram prestar homenagens ao jovem estudante premiado. "No próximo mês, o aluno Jailson terá agenda com o Governador Flávio Dino, também na Assembleia Legislativa do Maranhão e na Câmara dos Deputados, em Brasília. Parabenizo o jovem, juntamente com o seu orientador, professor Jeová e toda a comunidade escolar que se realiza junto com este aluno", destaca o professor Marco Aurélio.
"Está sendo muito gratificante participar do Parlamento Jovem. Eu estou recebendo grande apoio dos meus amigos, dos meus professores e do meu orientador. Eu me sinto muito feliz em estar representando a juventude de todas as escolas públicas estaduais do Maranhão. A minha proposição foi baseada na história real de um senhor, morador de um bairro aqui da cidade, que já faleceu e que o sobrinho não podia acompanhar o tratamento dele por falta de dinheiro para o transporte”, conta o aluno Jailson Soares. “Percebo que nós jovens também podemos colaborar com nossas ideias e fazer com os problemas em nossa volta possam ser solucionados, fazendo valer o nosso querer e nossa participação enquanto estudantes", finaliza o aluno premiado.
Jailson Soares, com o professor Jeová Pereira da Silva, e as alunas Maira de Jesus Soares e Maiara de Jesus Soares,  que também colaboraram com o projeto para o Parlamento Jovem
O professor orientador Jeová Pereira da Silva conta que o Centro de Ensino Nova Vitória sempre elabora projetos e participa de concursos. "Para nós é gratificante este reconhecimento como resultado de todo trabalho aqui realizado. Competições a nível nacional são sempre mais acirradas, mas ter um aluno da rede pública estadual, representando a escola, o Estado, é muito importante, porque vem a fortalecer ainda mais o trabalho com projetos nas escolas. Temos a expectativa de que nosso aluno consiga acumular conhecimentos ao vivenciar esse processo todo, realizando com isso o protagonismo estudantil. Nossa ideia enquanto professor é colaborar. Estou a serviço da escola e do Estado, em busca de mais qualidade ainda para a educação no Maranhão", afirma o professor Jeová.
Nos dias 19 e 20 de setembro, o aluno Jailson Soares da Silva acompanhado de seu orientador, segue para São Luís para participar de sessão na Assembleia Legislativa, onde terá oportunidade de vivenciar a atuação do Poder legislativo; e no período de 25 a 30 de setembro segue para Brasília, onde defenderá sua proposição na Câmara dos Deputados, mostrando com isso que a formação cidadã e o exercício da democracia são possíveis soluções para uma educação mais humana e mais participativa.

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