Acontece na Unidade Regional de
Educação de Imperatriz (UREI), no período de 18 a 21/01, no auditório do Centro
de Formação de Professores (Centro), a 1ª Formação de Gestores Escolares 2016.
A meta é efetivar a gestão democrática e garantir que a formação aconteça no
cotidiano das escolas da rede pública estadual, durante todo o ano letivo. Este
encontro tem como objetivos acolher os novos gestores, socializar as
perspectivas/prognósticos de trabalho para o ano letivo 2016 e fortalecer a compreensão
da gestão democrática escolar.
“Esta formação fecha o primeiro
ciclo no processo da eleição de gestores, já que o decreto define a formação
complementar dos eleitos. A gestão democrática é um processo continuo de
aprendizagem, sendo fundamental que essa formação aconteça de imediato, junto
ao planejamento do ano letivo”, destacou a prof.ª Socorro Leal, da equipe da Macropolítica,
no Eixo Formação da Seduc/MA, durante videoconferência com a equipe de formadores das UREs, ocorrida
no dia 07/01, nos polos Iema.
Palestra com o Prof. Carlão |
Uma
palestra sobre Gestão Democrática Escolar, com o prof. Francisco Carlos Vaz
Sales (Carlão), mestre em Gestão e professor do CE Nascimento de Moraes, marcou
o início da formação, que de forma oportuna e descontraída mostrou a
importância da gestão participativa escolar frente às problemáticas
relacionadas a seus agentes internos e externos, assim como os resultados
esperados de uma gestão democrática.
Profª Ivetilde Delgado, coordenadora do Departamento Pedagógico |
A
estrutura da UREI (administrativa e pedagógica), a proposta oficial de formação
continuada da Seduc (Rede de Formadores) e a proposta de formação de Gestores
Escolares foram apresentadas para os gestores durante o encontro, de forma a
facilitar a cultura da formação dos profissionais da Educação Básica e promover
a política de formação continuada nas escolas.
Profª Orleane Santana, diretora Regional da UREI |
“A equipe de formadores da URE de Imperatriz é composta hoje com 25
professores formadores, das mais diversas áreas, de forma a garantir ações
formativas para nove eixos de atuação, que passam pela alfabetização anos
iniciais, alfabetização de jovens e adultos, Ensino Fundamental e Médio,
gestores e diversidade, entre outros, em regime de colaboração com os
municípios”, explica
a diretora Regional de Educação de Imperatriz, profª Orleane Evangelista de Santana
Para a gestora adjunta do CE João
Pereira Martins Neto (Estreito), profª Christatielly Rodrigues de Oliveira, as
formações continuadas para gestores escolares são muito positivas, pois criam
oportunidades de espaço para se discutir temáticas como abandono e evasão
escolar, distorção idade/série e outras problemáticas que existem na escola. “Eu acredito que durante as formações
poderemos trocar muitas experiências com outros colegas gestores e articular
soluções, na busca de resultados concretos”, enfatiza a gestora.
Profª Rosyjane Paula, gestora Regional da UREI |
“Pela primeira vez, na
história da educação pública no Maranhão, teremos formação continuada de forma
efetiva no âmbito da escola, realizada por formadores das UREs. O Governo do
Maranhão entende que a qualidade da educação passa também pela formação continuada,
que tem papel fundamental no cumprimento desta meta”, afirma a gestora Regional de
Educação de Imperatriz, profª Rosyjane Paula Farias Pinto.
A
Secretária de Educação do Maranhão, profª. Áurea Prazeres, parabeniza a todos
os gestores (as) e equipe da Seduc/UREs pelo empenho e responsabilidade na construção
do processo democrático de Seleção de Gestores. “Temos muito que fazer pela
escola e a formação continuada é uma ação extremamente importante. Estou
orgulhosa e feliz pela crença que os mesmos demonstram pela educação de novos
tempos. A política educacional se consolida nas escolas e a grande mudança na
educação do Maranhão virá desse processo, a partir do fazer pedagógico em sala
de aula. O Ensino Médio de qualidade será construído com os estudantes. A
escola precisa ser capaz de ajudar o jovem a projetar o seu futuro de vida.
Acredito na escola, nos professores, nos alunos e nos gestores escolares. Acredito
que a escola é o espaço de fazer ciência, de construir o conhecimento
científico, onde se pode aprender e ensinar na mesma dimensão”, finaliza a Secretaria de Educação.
Texto/fotos: Cida Marconcine
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