quinta-feira, 1 de outubro de 2015

MÊS CÍVICO: Maranhão de Riquezas e Belezas acontece em escolas estaduais vinculadas a URE de Imperatriz

Texto: Cida Marconcine

Gestora da UREI, profª Rosyjane Paula, e coordenadora da EJA, profª Ana Meires,
ladeadas pelos gestores do CEJA, prof. José Mendes e profª Francisca Lagoa
Foto: David Souza
O CE Jovens e Adultos promoveu o mês da Pátria com a comunidade escolar, visando o resgate ao civismo, aproveitando a sugestão da Secretaria de Educação do Estado, através da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), o Projeto Mês da Pátria, com o tema Maranhão de Riquezas e Belezas: Portal da Amazônia e do Tocantins, que tem como objetivo proporcionar aos educandos e a comunidade escolar a oportunidade de demonstrar com atividades cívicas os conhecimentos adquiridos durante o período de pesquisa e estudos sobre o civismo, economia e educação ambiental.  O projeto engloba todas as disciplinas afins e temas relacionados à ética, cidadania e diversidade cultural, social e regional.
Nos centros de ensino da rede pública estadual, o mês de setembro foi marcado por muitas atividades cívicas, que começaram no início do mês e tiveram culminância dia 30/09. O projeto “Mês Cívico: Maranhão de Riquezas e Belezas’, foi definido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e muito bem aceito nas escolas pertencentes à URE de Imperatriz. O Centro de Ensino Jovens e Adultos abraçou esta ideia e promoveu momentos com a comunidade estudantil, com atividades culturais e científicas, exposições, pesquisas, palestras, oficinas e desfiles.
Participação especial do coral da escola
Foto: David Souza
A abertura do evento de culminância do projeto no CEJA esteve a cargo dos gestores da escola, prof. José Mendes e da profª Francisca Lagoa. Presentes ao momento, além de professores e alunos, a gestora Regional de Educação de Imperatriz, profª Rosyjane Paula, e a supervisora escolar e coordenadora da EJA/UREI, profª Ana Meires.
"São iniciativas como essas, através de projetos em nível regional como esse, que a educação de Jovens e Adultos se mantém firme e forte, com horizontes e objetivos definidos no sentido de uma formação humana integral, projetando para a sociedade cidadãos de senso crítico apurado e mentes empoderadas”, afirma o professor David Souza (Química).
A metodologia do projeto tem a intenção de aproximar as atividades cívicas da comunidade, envolvendo estudantes, pais e professores, e, principalmente, valorizar o protagonismo juvenil.
Gestora da UREI, profª Rosyjane Paula durante sua fala no evento
Foto: David Souza
“Quero parabenizar a todos da equipe esta escola pela grandeza do projeto, que estamos tendo o prazer de prestigiar. Estou encantada com tanta riqueza e pela relevância dos temas aqui abordados. Ver a nossa juventude preocupada com o meio ambiente, com a valorização de nossa cultura e com grande amor por nossa terra, mostra que estamos no caminho certo, parabéns a todos envolvidos”, foram as palavras da gestora da UREI, profª Rosyjane Paula, dirigidas à comunidade escolar presentes durante a programação, que foi recheada de danças, músicas, apresentação de coral, exposição de slides, vídeos, e palestra, com sr. José Ferreira de Lima, o Zezinho, da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (ASCAMARI), entre outras.
Alunas apresentam resultado de projetos com temática ambiental
Foto: David Souza
“Estou muito feliz em participar deste momento e ver o quanto todos se empenharam neste projeto. Quero também aproveitar a oportunidade para contar que estamos fazendo de tudo para transformar o Ceja em uma escola de referência em EJA/Ensino Médio, servindo de suporte para as demais escolas que ofertam essa modalidade, na Unidade Regional de Educação de Imperatriz”, afirmou em sua fala a profª Ana Meires Pereira de Sousa, supervisora pedagógica e coordenadora da EJA/Prisional/Projovem Urbano Prisional.
O prof. José Mendes, gestor escolar do CE Jovens e Adultos destaca que o projeto só foi possível pelo compromisso de todos da escola em prol de uma educação, com foco na cidadania. “Quero parabenizamos a toda a equipe escolar pela participação efetiva e pelo brilhante desempenho na execução do projeto Maranhão de Riquezas e Belezas. Destaco também o envolvimento de todos os alunos e professores no projeto, o que deixou a direção do CEJA muito feliz com o potencial dos nossos educandos. Registramos também todos os elogios e apreço à gestora Regional de Educação de Imperatriz, profª Rosyjane Paula, bem como à supervisora da EJA, profª Ana Meires”, disse o gestor do CEJA.
Outras escolas, vinculada à URE de Imperatriz, também aderiram à proposta, como por exemplo o  CE Governador Archer (Centro/Imperatriz), CE Salomão Cury Rad (Senador La Roque), CE Fortunato Moreira Neto (Porto Franco), entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário