terça-feira, 20 de outubro de 2015

‘Avalia Maranhão’ vai analisar desempenho de estudantes e melhorar a qualidade da educação

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, aplica, nesta terça-feira (20), nas escolas do Sistema Estadual de Ensino, os testes de proficiência do ‘Avalia Maranhão’ – ação que está inserida no eixo Avaliação Institucional e da Aprendizagem do Programa Escola Digna, definido como fundamental na macropolítica de educação do governo Flávio Dino.
A aplicação dos testes é parte do ‘Avalia Maranhão’ e se constitui em uma iniciativa preliminar para consolidar um sistema estadual de avaliação de referência para a administração central da secretaria, unidades regionais de educação, escolas, profissionais da rede de ensino e toda a sociedade maranhense. Como parte do ‘Avalia Maranhão’, também serão aplicados questionários contextuais coletados de professores, gestores escolares e supervisores, com informações ligadas a aspectos pedagógicos, socioeconômicos, estruturais e organização da gestão escolar.
A proposta é que a avaliação possibilite análises de contexto socioeconômico escolar, associados ao desempenho de estudantes, para garantir meios de intervenção pedagógica de acordo com os fatores evidenciados e propicie às escolas do sistema estadual de ensino elementos de análises de desempenho de estudantes associados ao contexto que se inserem, com vista à tomada de decisões pedagógicas e de gestão e melhoria da qualidade de ensino.
Os testes aplicados serão de proficiência de Língua Portuguesa e Matemática com questões que avaliam capacidades de leitura e raciocínio lógico-matemático balanceadas nos descritores da matriz de referência do Saeb, para turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Os questionários socioeconômicos em formulários online serão enviados aos professores, gestores e supervisores a partir do dia 20 de outubro e podem respondidos em computadores, tablets ou smartphones conectados à internet.
“Nesta terça será o Dia D de aplicação dos testes em todas as Unidades Regionais de Educação. Para tanto, houve uma primeira etapa de treinamento dos coordenadores regionais, municipais e aplicadores”, informa o supervisor de Avaliação Educacional da Seduc, Alex Corrêa.
Alex Corrêa explica ainda que a proposta é que os indicadores de proficiência dessa avaliação, agregados ao rendimento escolar e indicadores de eficiência da gestão, possibilitem gerar o Índice Estadual de Desenvolvimento Educacional (Iede), que medirá com referências estatísticas sólidas aspectos da gestão e do ensino e aprendizagem das escolas, bem como estabelecer metas a serem alcançadas que possibilitem alinhamento analítico aos indicadores nacionais em educação, como os dados da Prova Brasil e Ideb.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br/avalia-maranhao

Nenhum comentário:

Postar um comentário