Raimunda de Sá, coordenadora pedagógica UREI |
A Unidade Regional de Educação de Imperatriz
(UREI/SEDUC\MA) tem o papel de desenvolver um trabalho
com base no Sistema Integrado de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação
(SIAMA), buscando contribuir com o aprimoramento do trabalho pedagógico dos
Centros de Ensino. A
sede em Imperatriz \MA atende mais 13 municípios através do Departamento Pedagógico, que contempla a Supervisão Escolar, Supervisão SIAMA, técnicos,
CEIRI, NTE e o Núcleo Indígena.
Formação Continuada (FOCO)
Após a socialização dos acompanhamentos
realizados aos Centros de Ensino no 1º semestre de 2014, foram sistematizadas algumas demandas para planejar a Formação Continuada (FOCO) com
a equipe gestora das 35 escolas (não indígenas).
Desses estudos sobre a
realidade das escolas, elaborou-se em equipe o tema” O processo de aprendizagem
nas escolas a partir do PPP (Projeto Político Pedagógico) e PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) Interativo. As 35 escolas foram organizadas
em 03 pólos nos dias 23, 26 e 27\05, onde distribuiu-se 12 escolas por pólo para
debater as temáticas.
Discussão de estudos em grupos, por polos |
Objetivos
Prof. Antonio de Pádua durante a FOCO |
As escolas foram organizadas em 03 pólos para promover uma maior participação e garantir voz para todos os envolvidos na formação.
Metodologia
Giseuda Costa, repassando dados do Siama |
* Acolhida com uma mensagem
espiritual
* Problematização com as questões: Quais são as principais semelhanças e
diferenças entre o PPP e o PDDE interativo? No processo de elaboração do PPP e o PDDE
interativo, houve a participação da comunidade escolar? De que forma a mesma se
deu? Como se dá o acompanhamento do PPP e o PDDE
interativo pela comunidade escolar? De que forma a aprendizagem é contemplada no
PPP e o PDDE interativo de sua escola?
Wilma Bandeira (diretora de educação) visitando os grupos de discussão |
* Estudo do texto "A relação entre o Plano de Desenvolvimento a Escola (PDE) e o
Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP): Concepção e avaliação", da autora
Mirza Seabra Toschi (UFG).
* Discussão nos grupos e socialização
dos estudos sistematizados na plenária dos polos.
* Exposição sobre o percurso histórico do PPP e da gestão democrática, estabelecendo
uma relação com as discussões e as dificuldades encontradas na realidade
escolar, favorecendo assim uma ampliação do olhar para o ambiente da escola.
Supervisora Antonia Márcia durante exposição sobre o percurso histórico do PPP |
* Apresentação dos resultados de 2013 do SIAMA da Regional e das escolas por polo, onde o
grupo teve a oportunidade de olhar e perceber as fragilidades referentes às
faltas de docentes e discentes, e a quantidade de alunos aprovados e retidos
por faltas e rendimento, dados que precisam ser levados e discutidos no cotidiano
do espaço escolar.
Compromissos coletivos assumido durante a 1ª FOCO
Gestores escolares durante a 1ª FOCO |
* REALIZAR um
significativo movimento de revitalização do PPP, tendo como culminância a 1ª MOSTRA de PPP da UREI;
* REALIZAR um movimento de socialização do PDDE interativo;
* UTILIZAR nos
CONSELHOS DE CLASSE os dados do SIAMA/escola.
Avaliação da 1ª FOCO
Diante
das reflexões e compromissos assumidos com a equipe gestora dos Centros de
Ensino, foi realizada uma avaliação do trabalho desenvolvido durante a 1ª FOCO,
segue o resultado referente às 64 avaliações devolvidas.
A diretora de Educação Wilma Bandeira participando das discussões durante formação |
* Assuntos
Abordados: 80% considerou Muito Bom\ Excelente
* Entendimento: 72% considerou Muito Bom\ Excelente
* Metodologia
Encontro:75% considerou Muito Bom\ Excelente
Durante a avaliação os gestores participantes colaboraram com algumas sugestões para a próximo foco.
A coordenadora Pedagógica Rai de Sá durante a 1ª FOCO |
Raimunda Maria
Barbosa de Sá
Coordenadora Pedagógica – UREI
Crédito fotos: Cida Marconcine
Nenhum comentário:
Postar um comentário