Estudantes durante atividades da Oficina |
Texto e fotos: Cida Marconcine
Acontece em Imperatriz, em algumas escolas públicas, desde o começo do ano, a Oficina Inventar com a Diferença: Cinema e Direitos Humanos. O projeto é uma parceria da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e Universidade Federal Fluminense, Fundação Cultural de Imperatriz, Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), tendo como objetivo a formação e o acompanhamento de educadores em escolas públicas de todo o país para realização de trabalhos audiovisuais na perspectiva dos direitos humanos.
As escolas da rede pública estadual que participam do projeto são CE Nascimento de Moraes, CE União, CE Edison Lobão, CE Graça Aranha, Colégio Militar Tiradentes II, CE Urbano Rocha e CE Estado de Goias, além de escolas municipais e federal (Ifma).
A primeira etapa do projeto, os professores receberam a formação com o mediador Antonio Fabrício (Fundação Cultural de Imperatriz), onde tiveram oportunidade de se apropriar de técnicas referentes a Cinema, com foco nos Direitos Humanos e Educação, realizando produções como Minuto Lumière, Filme Carta, entre outras atividades e dispositivos audiovisuais.
Filmagens na Praça de Fátima |
Nesta segunda etapa do Projeto Inventar com a Diferenças, durante este primeiro semestre letivo, os professores participantes (dois por escola) estão ministrando a Oficina, em suas escolas de origem, tendo como público-alvo os estudantes, sendo desenvolvidas duas horas de atividades por semana. Durante os encontros, os alunos recebem orientações sobre cinema, e direitos humanos, através de várias atividades, tanto teóricas como práticas. A Oficina proporciona aos participantes aproximar a escola da comunidade, proporciona também o protagonismo juvenil além de orientações para o respeito às diferenças entre os seres humanos.
Alunos do CE Estado de Goias produzindo filmes |
O projeto visa oferecer formação e acompanhamento a educadores de escolas públicas de todo o país para trabalho com vídeo em torno da temática do cinema e dos Direitos Humanos em suas escolas durante o primeiro semestre de 2014.
No Maranhão, Imperatriz é a única cidade contemplada com este projeto.
Mais informações sobre este projeto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário