O maranhense Wanderson Coelho Silva Sacramento, aluno do Centro de Ensino Mourão Rangel, escola da rede pública estadual de ensino, localizada em Imperatriz, foi um dos 35 estudantes brasileiros selecionados pelo Programa Jovens Embaixadores 2014, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos, para um intercâmbio na nação norte-americana, em janeiro do próximo ano.
Nesta terça-feira (6), Wanderson, os três alunos maranhenses que foram classificados para participar do programa "English Immersion USA" e os estudantes que já participaram do programa em edições anteriores, foram recebidos pelo secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Durante o encontro, o secretário ressaltou a importância do programa ao proporcionar aos alunos da rede pública uma experiência cultural e de conhecimento da língua inglesa. Ele destacou que a Seduc está trabalhando para que melhorar a escola pública, com o estabelecimento de padrões de qualidade. "A educação é um compromisso de todos nós e estamos trabalhando para tornar a escola pública em uma escola de qualidade", reforçou Pedro Fernandes.
Selma Durans, coordenadora do programa na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) explicou que "a experiência de ser um jovem embaixador é única, porque o programa visa oferecer, a esses excelentes estudantes, oportunidade de expandir seus horizontes e ao mesmo tempo ajuda a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos".
O estudante Wanderson Coelho participará de uma viagem que ocorrerá em 11 de janeiro de 2014. Ele e outros 34 jovens embaixadores serão recebidos por autoridades dos Estados Unidos, passarão pela capital, Washington, e depois serão divididos em grupos e enviados para diferentes cidades americanas, onde serão hospedados em casas de famílias voluntárias.
Com agenda intensa no papel de "embaixadores", os jovens participarão ainda de reuniões com autoridades do governo, líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais, farão atividades de voluntariado e frequentarão aulas em uma escola de ensino médio.
Imersão
Nesta edição do Jovens Embaixadores, também foram selecionados os alunos maranhenses: Karina Penha Andrade, do CE Justino Pereira, em São José de Ribamar; Warleson Lacerda de Almeida, do CE Manoel Beckmam, em São Luís; e José Victor Miranda, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de Vitorino Freire. Eles irão participar do curso "English Immersion USA".
Destinado aos semifinalistas (aproximadamente 120 jovens) do processo seletivo do Programa Jovens Embaixadores, o curso é intensivo (com duração de uma semana) na língua inglesa e cultura norte-americana, que acontecerá no mês de julho, no Brasil, por meio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
"Além de me preparar para ver o mundo com outros olhos, o programa Jovens Embaixadores para mim indica uma oportunidade de ser representante do Brasil nos EUA, e de mostrar o meu orgulho de ser brasileiro", enfatizou estudante Warleson Lacerda.
O programa Jovens Embaixadores, foi criado em 2002, pela Embaixada Americana e busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa.
Para concorrer ao programa, os estudantes precisam ter idade entre 15 e 18 anos, apresentar bom desempenho escolar, histórico de atividades de responsabilidade social, perfil de liderança, e, sobretudo, boa fluência oral e escrita da língua inglesa.
Data: 05/11/2013
Fonte: ASCOM - SEDUC MA
Fonte: ASCOM - SEDUC MA
Nenhum comentário:
Postar um comentário