No dia 17 de setembro de 2013, às 19h, conforme planejamento as coordenadoras (colaboradoras) da Biblioteca Adalgisa Moreno, Lindaura Rodrigues do Carmo Brito, Maria Margareth Mesquita Araújo e Vandy da Silva Leão reuniram-se para ler e discutir o plano de ação 2013/2014 da UREI observando o que poderá ser adaptado para a realidade do CEJA traçando metas e objetivos que possam contemplar o nosso público alvo de acordo a modalidade EJA, objetivando uma maior freqüência e que esses alunos possam ser motivados a usarem esse espaço como um ambiente de estudo e pesquisa para o aprimoramento dos seus conhecimentos e a valorização da Biblioteca como um espaço que realmente tenha acesso e sinta-se motivado.
Foi discutida a possibilidade de ser adquirido um ambiente (espaço físico) mais acolhedor e se possível climatizado para um melhor conforto do corpo docente e discente dessa escola.
 |
Diretora Adjunta, Francisca Lagoa ao lado da professora Lindaura Rodrigues |
Estiveram também presentes nesta reunião discutindo o Plano de Ação, a diretora adjunta profª. Francisca Lagoa Costa Valle e a professora de Língua Portuguesa Maria de Fátima Rodrigues Alves, dando apoio e colaboração no sentido de fazer acontecer às ações planejadas, pois sabe-se que a biblioteca antes de qualquer coisa são espaços voltados para a leitura.
Importância da Biblioteca escolar
 |
Alunos e alunas do Ceja, dentro da Biblioteca da escola |
Uma biblioteca bem estruturada, dinamizada por coordenadores especializados (bibliotecários) pode se tornar uma ferramenta poderosa na formação de leitores, quando são realizados projetos que visem desenvolver o hábito de freqüentá-las. Precisamos compreender que a leitura além de proporcionar momentos de lazer, é uma ferramenta indispensável para autonomia do sujeito com visão crítica, ativo, reflexivo frente aos desafios do mercado de trabalho e cidadania. “Sabemos que a verdadeira leitura é aquela que vai além da decodificação, pois o ato de ler é um processo contínuo que leva a reflexão e a análise, a leitura possibilita ampliar horizontes levando o leitor a conhecer outros mundos”.
Fonte: Ceja
Nenhum comentário:
Postar um comentário