quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Plano de Ação das Bibliotecas no Ceja

No dia 17 de setembro de 2013, às 19h, conforme planejamento as coordenadoras (colaboradoras) da Biblioteca Adalgisa Moreno, Lindaura Rodrigues do Carmo Brito, Maria Margareth Mesquita Araújo e Vandy da Silva Leão reuniram-se para ler e discutir o plano de ação 2013/2014 da UREI observando o que poderá ser adaptado para a realidade do CEJA traçando metas e objetivos que possam contemplar o nosso público alvo de acordo a modalidade EJA, objetivando uma maior freqüência e que esses alunos possam ser motivados a usarem esse espaço como um ambiente de estudo e pesquisa para o aprimoramento dos seus conhecimentos e a valorização da Biblioteca como um espaço que realmente tenha acesso e sinta-se motivado.

Foi discutida a possibilidade de ser adquirido um ambiente (espaço físico) mais acolhedor e se possível climatizado para um melhor conforto do corpo docente e discente dessa escola.

Diretora Adjunta, Francisca Lagoa
 ao lado da professora Lindaura Rodrigues
Estiveram também presentes nesta reunião discutindo o Plano de Ação,  a diretora adjunta profª. Francisca Lagoa Costa Valle e a professora de Língua Portuguesa Maria de Fátima Rodrigues Alves, dando apoio e colaboração no sentido de fazer acontecer às ações planejadas, pois sabe-se que a biblioteca antes de qualquer coisa são espaços voltados para a leitura.

Importância da Biblioteca escolar

Alunos e alunas do Ceja,
dentro da Biblioteca da escola
Uma biblioteca bem estruturada, dinamizada por coordenadores especializados (bibliotecários) pode se tornar uma ferramenta poderosa na formação de leitores, quando são realizados projetos que visem desenvolver o hábito de freqüentá-las. Precisamos compreender que a leitura além de proporcionar momentos de lazer, é uma ferramenta indispensável para autonomia do sujeito com visão crítica, ativo, reflexivo frente aos desafios do mercado de trabalho e cidadania.  “Sabemos que a verdadeira leitura é aquela que vai além da decodificação, pois o ato de ler é um processo contínuo que leva a reflexão e a análise, a leitura possibilita ampliar horizontes levando o leitor a conhecer outros mundos”.

Fonte: Ceja

Nenhum comentário:

Postar um comentário