quinta-feira, 14 de abril de 2011

Imperatriz se destaca na FEBRACE 2011

No período de 23 a 26 de março, ocorreu a nona edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), organizada pelo Laboratório de Sistemas Integrados da Politécnica da USP.



Este ano o evento recebeu um montante de 1.400 projetos de todo Brasil. Esses projetos passaram por um processo de seleção interno e apenas 300 conseguiram ser considerados Finalistas e ter o direito de se apresentar na Lona FEBRACE e concorrer aos prêmios destinados aos melhores trabalhos.

O Maranhão participou do processo seletivo e teve 23 trabalhos selecionados. Imperatriz compõe este grupo e teve 22 projetos credenciados. Um número expressivo que representa a seriedade como as escolas de Imperatriz / MA têm tido na implantação da pesquisa científica na Educação Básica.



A experiência de poder estar na Lona FEBRACE e apresentar seus trabalhos de pesquisa para o público que vai até o Campus da USP todo ano e ser reconhecido pelos visitantes da Feira como um grupo Finalista é algo de muito valor para nossos jovens alunos. Conhecer e conviver com alunos das mais diversas instituições de ensino de todo país é algo rico que possibilita aos estudantes uma troca única de experiências e faz com que os jovens retornem para suas escolas repensando o que é realmente estudar e aprender. Ter a possibilidade de expor sua pesquisa para Mestres e Doutores que fazem todo o processo avaliativo do evento mostra para nossos alunos a importância de se investigar e ao mesmo tempo como  a academia está próxima dos bancos escolares.

Este ano, além da quantidade expressiva de trabalhos de Imperatriz que se apresentaram durante a FEBRACE, muitos dos alunos e professores foram agraciados com prêmios. 



A Rede Pública Estadual de Ensino do Maranhão se fez representar também neste grande encontro da pesquisa jovem e o projeto "Vidas Secas: um grito nordestino através da arte" do C. E. Dorgival Pinheiro de Sousa conquistou o prêmio Microsoft Brasil - Prêmio Microsoft – Parceiros na Aprendizagem. O projeto também conquistou o 2º Lugar em Melhor Pôster. O Projeto foi premiado também com o 3º Lugar em Ciências Humanas o que traduz o bom trabalho realizado pelas alunas Wyldiany Oliveira dos Santos e pelas orientadoras Iodete Elias Pereira e Maria do Socorro Bezerra de Freitas.

O Projeto "Laboratório alternativo: uma proposta para dinamizar as aulas de ciências construindo a base de materiais recicláveis" também trouxe alegrias para Imperatriz. O projeto foi agraciado com um prêmio concedido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o Prêmio da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP. O projeto também conquistou o Prêmio Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. O grupo ficou ainda em 1º Lugar em Ciências Humanas. Os alunos Carlos Pereira Martins, Thiago Pinto de Abreu e Leonardo Apoliano Rêgo contaram com a orientação do professor Zilmar Timóteo Soares.
    
Imperatriz, vem se destacando, ano a ano na produção de pesquisa científica na Educação Básica. Temos uma produção em quantidade e em qualidade dos trabalhos produzidos. As escolas de Imperatriz estão de parabéns. Seus gestores, professores e principalmente seus alunos, pelas conquistas.



 O professor Alexandre Passos da Silva, Professor da Rede Estadual de Educação do Maranhão  lotado na Unidade Regional de Imperatriz, foi convidado para participar de um painel que ocorreu durante a FEBRACE para falar sobre os avanços da Pesquisa na Educação Básica em Imperatriz.O Painel foi destinado aos orientadores, professores de todo país. Nesta ocasião, professor Alexandre Passos pode relatar a história da pesquisa científica na Educação Básica em Imperatriz e dividir suas experiências com professores de vários estados brasileiros.



Imperatriz é uma cidade respeitada em todo país por sua produção científica na Educação Básica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário